Manual
do
Maker
.
com
Fazer upscale de vídeo com ffmpeg é fácil, mas não poderia deixar de ter esse complemento aos artigos relacionados ao ffmpeg. Já mostrei como substituir áudio sem edição usando ffmpeg, Também mostrei conversão de vídeo usando Python com ffmpeg, Em outro artigo exemplifiquei cut com ffmpeg, para edição mostrei como converter vídeos para usar no Da Vinci Resolve e muito mais. Um artigo utilizando diferentes recursos é o relacionado a imagem e vídeo no Raspberry (serve para qualquer Linux).
Mostrei como fazer superres com ffmpeg, mas nisso ele foi superado pelo waifu2.
Primeiro, tenha em mente que o ffmpeg não fará mágica. Se pegar um gif animado de 16x16, não espere uma cena de Hollywood na conversão. A proporcionalidade da escala também é importante, mas isso pode ser tratado previamente. De qualquer modo, usando lanczos na conversão, o upscale tem bem menos perda.
O comando para upscale pode receber diferentes parâmetros (assim como qualquer ação no ffmpeg). Eis dois exemplos:
ffmpeg -i input.mp4 -vf scale=1920x1080:flags=lanczos output_1080p.mp4
E o segundo:
ffmpeg -i input.mp4 -vf scale=1920x1080:flags=lanczos -c:v libx264 -preset slow -crf 21 output_compress_1080p.mp4
Também podemos fazer downscale e nesse caso, não teremos perda.
Acima, vimos upscale de vídeo com ffmpeg. Agora veremos downscale, onde também estamos usando o filtro lanczos em conjunto à libx264. Reduziremos significativamente o tamanho do arquivo sem perda de qualidade.
ffmpeg -i input.mp4 -vf scale=640x480:flags=lanczos -c:v libx264 -preset slow -crf 21 output_compress_480p.mp4
Enfim, o artigo era basicamente isso. Tentarei mostrar os resultados em um vídeo (disponível em um ou dois dias) em nosso canal DobitaobyteBrasil no Youtube. Se não é inscrito, inscreva-se e clique no sininho para receber notificações!
Inscreva-se no nosso canal Manual do Maker no YouTube.
Também estamos no Instagram.
Autor do blog "Do bit Ao Byte / Manual do Maker".
Viciado em embarcados desde 2006.
LinuxUser 158.760, desde 1997.