Manual

do

Maker

.

com

superres : upscale de imagem sem perda com Waifu2x

superres : upscale de imagem sem perda com Waifu2x

Em 2016 escrevi sobre superres usando ffmpeg, que quebra um bom galho até hoje, mas atualmente temos a inteligência artificial para melhorar o que já era bom. E hoje vou indicar uma ferramentas dessas, cujo requisito é unicamente que você tenha uma GPU Nvidia para cumprir a tarefa, seja em Windows, Mac ou Linux. Vamos ver como fazer upscale de imagem sem perda e com melhoras nas cores usando Waifu2x.

O que é o Waifu2x NCNN Vulkan

Trata-se de uma implementação de uma rede neural NCNN, que roda em qualquer plataforma que tenha uma placa Nvidia com a API Vulkan. Já clique no link e baixe a versão desejada dessa ferramenta com rede neural.

Ela é portável, de forma que não precisamos instalar nada, nem baixar models; tudo está no pacote. A única consideração é que é uma ferramenta de linha de comando, mas é só abrir o terminal e executar conforme o exemplo mais abaixo. Em Windows, troque ./waifu2x-ncnn-vulkan por waifu2x-ncnn-vulkan.exe.

Como usar o Waifu2x

Se executar o programa sem parâmetros, ele mostrará o help. Basicamente, passamos como parâmetros a entrada e a saída:

./waifu2x-ncnn-vulkan -i olhos1.jpg -o olhos2.jpg

Os demais parâmetros tem um padrão, como pode ser visto no help:

waifu2x.webp

Se quiser mudar algum parâmetro, basta usar as respectivas flags com um dos valores suportados. O help mostra tanto as flags quanto os exemplos, como pode ser visto na imagem acima. Pra fazer o exemplo aqui, baixei uma imagem bem pequena, mas que não estivesse estragada.Fazer upscale de imagem sem perda não significa consertar defeito, certo?

superres2-1024x753.webp

Essa imagem já estava deteriorada, peguei no foicebook, mas aqui já dá pra ver qual está mais nítida, sem dar dica. Considere que se a imagem de entrada for muito grande e a saída ampliada for muito grande, isso poderá esgotar a memória da placa de vídeo. Não vá com sede ao pote; comece com o padrão, suba para 4, 8 e então 16. assim você consegue sentir o esforço necessário para a tarefa.

O vídeo relacionado estará no Youtube tão logo editado, no novo formato de vídeo - com cores cinemáticas, iluminação (mediana ainda), edição de qualidade, efeitos visuais e humor. Se não é inscrito, não perca essa oportunidade de me fazer feliz!

Inscreva-se no nosso canal Manual do Maker no YouTube.

Também estamos no Instagram.

Nome do Autor

Djames Suhanko

Autor do blog "Do bit Ao Byte / Manual do Maker".

Viciado em embarcados desde 2006.
LinuxUser 158.760, desde 1997.