Manual

do

Maker

.

com

Wemos D1 mini - o menor ESP8266 com USB e slots

Wemos D1 mini - o menor ESP8266 com USB e slots

O ESP8266 a grande maioria já conhece. Eu sempre insisto em dizer que ele é um RISC da arquitetura Tensilica de 32bits que roda um RTOS (ou o firmware NONOS), de modo que ele não é um módulo wireless para ser agregado ao Arduino, mas sim uma CPU de 80MHz autônoma, ou seja, dispensa o Arduino. E esse Wemos D1 Mini, mais ainda!

Você pode utilizar a IDE do Arduino para programá-lo, como escrevi nesse outro Artigo, ou ainda, programar utilizando um framework como o Sming (você pode ver algo programado com ele aqui). Se preferir simplicidade de programação, nada mais confortável que utilizar o MicroPython e opcionalmente, utilizar o NodeMCU desse outro tutorial.

Seja lá qual for sua opção para programá-lo, a vantagem em utilizar o Wemos D1 mini (se quiser conhecer o Wemos D1 compatível com Arduino, clique aqui) está na simplicidade em fazê-lo através da porta USB, sem a necessidade de um FTDI. Além disso, seu tamanho extremamente reduzido lhe permite utilizá-lo em espaços minimalistas, em projetos que se utilizaria o Arduino Nano.

Não apenas para o Wemos, mas qualquer ESP8266 que desejar, você pode escolher um desses firmwares que discorri ao inicio, basta seguir um desses tutoriais descritos nos links e divertir-se.

Um receio comum entre os usuários de Arduino é a dificuldade que porventura possam encontrar na ausência de bibliotecas - que usando a IDE do Arduino, não estarão todas elas disponíveis. De qualquer modo, a simplicidade de programação é a mesma e, no caso de utilizar MicroPython, a facilidade é maior ainda. Claro que nesse último caso você se encarregará de escrever suas bibliotecas, mas para OneWire, I²C, SPI e coisas do tipo, tudo estará disponível nativamente.

Para finalizar essa apresentação do Wemos D1, gostaria de citar que ele possui 9 GPIOs, uma entrada analógica (que pode receber no máximo 1V de entrada, portanto, utilize divisor de tensão ou preferencialmente diodo zener). Um pino 3v3, um 5V e um GND, além de TX e RX. Do lado esquerdo da porta USB ele tem o botão de reset. O WiFi suporta bandas B/N/G 2.4GHz.

Se você chegou a esse artigo buscando por tutoriais com ESP8266, não se preocupe, aqui no site você encontrará montes deles, procure alí na lupa do começo da página.

Inscreva-se no nosso canal Manual do Maker Brasil no YouTube

Nome do Autor

Djames Suhanko

Autor do blog "Do bit Ao Byte / Manual do Maker".

Viciado em embarcados desde 2006.
LinuxUser 158.760, desde 1997.