Manual
do
Maker
.
com
E que tal utilizar o smartphone como mouse no Linux? Só que tem "poréns". É necessário que esteja utilizando KDE como desktop. Eu opto sempre por alguma distribuição baseada em Debian ou, como nesse meu computador de desenvolvimento, o próprio Debian, que na sua versão mais atual já inclui o KDE5 com Plasma, que dá um charme a mais, além das suas muitas funcionalidades.
Nada. Absolutamente nada a configurar, apenas aceitar o pareamento do smartphone, que é feito da maneira mais simples possível.
Vá no google PlayStore e instale o KDE Connect (pode clicar aqui mesmo). Abra-o e escolha "Emparelhar novo dispositivo".
O computador aparecerá automaticamente, bastando fazer a solicitação de emparelhamento, então aceite a solicitação no desktop. Um ícone aparecerá na barra de tarefas do KDE, por onde você poderá inclusive acessar arquivos do celular.
Por fim, você poderá inclusive utilizar o smartphone para digitar, enviar clique do botão direito e do central também. parece uma brincadeira divertida, hum? E utilizando a rede WiFi, coisa que certamente já estará habilitada no seu smartphone. Assim, até para fazer apresentações fica fácil, fácil!
Inscreva-se no nosso canal Manual do Maker no YouTube.
Também estamos no Instagram.
Autor do blog "Do bit Ao Byte / Manual do Maker".
Viciado em embarcados desde 2006.
LinuxUser 158.760, desde 1997.