Manual
do
Maker
.
com
O tamanho pode até enganar, mas essa placa é poderosa! A T-QT Pro da LILYGO é mais uma placa da série com displays, usando nada menos do que um ESP32-S3. Apesar do barramento FSPI, esse display utiliza o tradicional SPI 4-Wire, o que me faz assumir que o display não tem suporte à 8 bits paralelos. Não vejo como um problema, considerando a matriz diminuta. Em contrapartida, o T-QT Pro é o menor display RGB (pelo menos, do qual tenho conhecimento).
A imagem a seguir descreverá melhor do que um parágrafo longo, por mais elaborado que seja.
O display, dessa vez não é um ST7789, como de costume. Temos aqui o GC9107, que sinceramente, não sei se é novo, melhor ou pior. O que tenho certeza é de nunca ter utilizado um display desses antes. Repare também que a dimensão do display é de 128x128. A impressão que tenho é que seria possível fazer um gadget de pescoço ou de pulso com essa placa.
Como de costume, essas placas com display da LILYGO disponibiliza o botão de reset e mais dois botões, nessa placa, utilizando os IOs 0 e 47.
Como já citado, é um ESP32-S3, dual core, LX7. Tem os tradicionais recursos de conectividade e suporta as APIs do Arduino e Micropython.
A versão que está comigo tem 4M de flash. Mais seria melhor, como a versão opcional de 8M.
Pode ser alimentado por bateria, com auto-detecção no IO4, cujo conector da bateria está incluso no pacote e disposto na parte de trás da placa.
Lembrando que, assim como o ST7789 e ILI9341, esse display é RGB565. As imagens de exemplo são simplórias e bastante feias. Se quiser converter imagens para esses displays sem estresse, utilize o programa EasyMaker-IS (para Windows 10 e 11). Do mesmo modo, se quiser criar animações para esse e outros displays, utilize o EasyMaker-AS (para Windows 11). Ambos os programas, criados por mim, por isso garanto a integridade.
Conforme o código, há uma certa linha de comentário sugerindo que esse display se comporta como o ST7789. Ainda não a liguei, mas claro, teremos vídeo em nosso canal youtube.com/@dobitaobyte. Se não é inscrito, inscreva-se e clique no sininho para receber notificações. No canal estão dispostos vídeos dos programas supracitados, usando como base a placa T-Display S3 e T-Display.
Desse artigo para trás, estão exemplos de uso dos softwares indicados. Agora resta o vídeo.
Para iniciar seus testes, baixe o código do repositório. Mais detalhes podem ser vistos aqui.
O último detalhe é que a placa esquenta e fica entre 50 e 60 graus. É o modo de operação normal, devido à baixa capacidade de dissipação.
Inscreva-se no nosso canal Manual do Maker no YouTube.
Também estamos no Instagram.
Autor do blog "Do bit Ao Byte / Manual do Maker".
Viciado em embarcados desde 2006.
LinuxUser 158.760, desde 1997.