Manual
do
Maker
.
com
Esse sensor não é a oitava maravilha do mundo, tendo um suporte a aproximadamente 10KG com bastante imprecisão. Porém pode-se aplicar a diversões do tipo chaves de som, como exemplificarei nesse post.
Em aplicações comerciais ele pode ser utilizado para verificar portas fechadas ou, sob carpetes e pisos, contabilizar a passagem de pessoas.
Uma coisa muito interessante que utilizaremos aqui é a função map. Essa função serve para gerar valores relativos em escala proporcional à especificada. Seu uso:
//map(origemDoSinal,minimo,maximo,mapaMin,MapaMax);
map(signalSource,0,1023,0,255);
Esse mapeamento utilizaremos para proporcionar o sinal gerado no sensor ao sinal que enviaremos para o LED; o sensor gera valores de 0 a 1023, enquanto o LED só receberá sinal de 0 a 255.
Nesse modelo utiliza-se também um resistor de 10k entre o sinal e o terra, retornando ao terra. Apenas coloquei um buzzer junto ao LED para 'escutar' a variação da frequência gerada no sensor, pois a variação no LED não é percebida na mesma intensidade.
O esquema fica assim:
O código é extremamente simples, sendo que apenas o map() é a estrela aqui:
int fsrAnalogPin = 0;
int LEDpin = 11;
int fsrReading;
int LEDbrightness;
void setup(void) {
Serial.begin(9600);
pinMode(LEDpin, OUTPUT);
}
void loop(void) {
fsrReading = analogRead(fsrAnalogPin);
Serial.print("Analog reading = ");
Serial.println(fsrReading);
//Esse map eh fantastico!
LEDbrightness = map(fsrReading, 0, 1023, 0, 255);
// LED gets brighter the harder you press
analogWrite(LEDpin, LEDbrightness);
delay(100);
}
Sou obrigado a confessar que devido a muita preguiça, abri mão de utilizar um outro pino digital para o buzzer e como a frequência enviada para o LED foi suficiente para gerar som também no buzzer, deixei 'junto e misturado'.
Por fim, eis o vídeo de funcionamento do sensor.
Mexendo um pouco mais, descobri alguns recursos do Fritizing. Vou escrever um tutorial sobre ele, é um software prático e muito, muito útil para criação dos seus projetos, pois vai além do desenho, traçando a rota do circuito e a placa para impressão!
Autor do blog "Do bit Ao Byte / Manual do Maker".
Viciado em embarcados desde 2006.
LinuxUser 158.760, desde 1997.