Manual
do
Maker
.
com
Esse é mais um artigo que considero bastante bom para ser perdido. Como eu o havia publicado em outro lugar, resolvi trazê-lo também para cá. Divirta-se com a leitura.
Quer controlar ou reagir a um evento da USB no seu Raspberry sem precisar conectar monitor e teclado? Isso é bastante simples e é uma característica nativa dos sistemas que usam udev e tem o suporte habilitado no kernel (oh, wait!).
Por padrão, o Raspbian está com o suporte ativo, portanto basta atuar no user space para interagir com o kernel. Isso pode ser util por exemplo, para fazer atualizações de programa para um cliente, ou autenticação por pendrive (vide esse link) ou processamento em batch ou aquilo que lhe der na telha.
Isso é fato pela simples questão de que o kernel lê um arquivo e executa a ação alí especificada. Se o arquivo estiver vazio, não faz nada. Esse arquivo fica localizado em /proc/sys/kernel/hotplug e para ativá-lo, basta indicar um programa a chamar:
/sbin/hotplug.sh
Esse arquivo tendo sido criado por você, claro. Um conteúdo para teste:
#!/bin/sh
echo "usb connected" >/tmp/hotplug.log
E não se esqueça de dar permissão de execução ao script:
chmod 750 /sbin/hotplug.sh
veja o diretório /tmp; nada nas mangas. Agora coloque um pendrive no Raspberry. Pronto? Olhe novamente em /tmp: tchanan!!!
cat /tmp/hotplug.log
Para desabilitar:
echo "" >/proc/sys/kernel/hotplug
Divertido, não? Pois é, bora brincar então.
Inscreva-se no nosso canal Manual do Maker no YouTube.
Também estamos no Instagram.
Autor do blog "Do bit Ao Byte / Manual do Maker".
Viciado em embarcados desde 2006.
LinuxUser 158.760, desde 1997.