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Programar Arduino no Eclipse

Programar Arduino no Eclipse

Arduino e Eclipse

Esse artigo é de 2016, onde ainda o Eclipse era uma opção. Hoje, sem sombra de dúvidas o VS Code com PlatformIO é a melhor opção. O artigo fica para fins históricos, mas as imagens foram removidas.

Particularmente eu sinto falta do recurso de auto-complete, mas com essa exceção eu gosto da IDE oficial do Arduino principalmente pelo gerenciador de bibliotecas e boards, que facilitam em muito o acesso aos recursos que eventualmente não estão disponíveis por padrão. Porém existem interfaces que pode oferecer o auto-complete ou além disso,  uma IDE de mais alto nível permitirá um melhor gerenciamento do projeto como um todo. Dentre as tantas opções, esse post dá a vez ao Eclipse.

Mãos à obra

O processo indolor, mas inicia-se com o download do Eclipse que não é lá tão pequeno. Enfim, baixe a versão otimizada para C++.

Após baixado, descomprima-o e execute o o binário:

cd ~/Downloads&&tar zxvf eclip* -C ~/&&cd ~/eclipse&&./eclipse

Abrir-se-á a tela de seleção do workspace. Deixe padrão mesmo se preferir. A tela é assim:

Instalar o compilador AVR-GCC

Supondo que você esteja utilizando qualquer distribuição Linux baseada em Debian, portanto o instalador apt:

apt-get install gcc-avr binutils-avr gdb-avr avr-libc avrdude

Instalação do plugin AVR

Na janela do Eclipse, clique em Help->New Software, então digite a seguinte URL no campo "Work with":

http://avr-eclipse.sourceforge.net/updatesite/

E clique em "Add". Selecione um nome. Ao confirmar, uma mensagem "updating..." aparecerá na caixa de árvore de diretório e tão logo atualizado, aparecerá a árvore "AVR Eclipse Plugin". Marque a caixa e clique em "Next".

Confirme tudo o que for "confirmável" e aceite tudo que for "aceitável" para seguir com a instalação. Ao término (um tanto rápido) ele reiniciará a interface após sua permissão e assim estará concluída a configuração. Simples, hum?

Brinque com o blink

Hora de fazer um "Hello world!". Vá ao menu "File" e selecione um novo projeto C, seguidamente dando-lhe um nome (blink mesmo, algo ordinário apenas para consumar a configuração). Atenção a isso; nessa janela que você escolhe o nome do projeto, será necessário escolher o menu AVR (não o estático, como está na janela abaixo). Antes de concluir, você verá um botão escrito "Advanced Settings". Clique nele e vá ao Settings do menu C/C++.

Clicando em "Next" duas vezes, você poderá escolher o tipo da MCU e frequência.

Escolhi ATmega32u4, que é a MCU do Leonardo e coloquei 16.000.000Hz.

Para voltar a esse menu de propriedades, aperte Alt+Enter. Agora vamos fazer os últimos ajustes. Crie uma configuração para a programadora (porque inicialmente não há nenhuma). Selecione a controladora (no meu caso, Arduino) e dê um nome (chamei de "Arduino Leonardo").

Feita essa configuração, no menu "AVR->Target Hardware" clique no botão "Load from MCU" à direita. Mesmo aplicando a configuração, tive que reiniciar a IDE após editar a configuração da programadora e apontar a porta /dev/ttyACM0.

Não retornando erro, você já pode ir ao seu projeto recém criado e clicar com o botão direito para adicionar um novo arquivo de fonte. Para programar na IDE Eclipse, você precisará sempre criar o main.c para seus projetos com Arduino - isto é, a não ser que você dê condições para tal, não existirá mais o setup() e loop(), será uma programação C normal. Você pode criar um projeto mais amplo fazendo includes e tudo o mais, ou simplesmente manter tudo no main.c, por exemplo.

Ambiente pronto e testado, agora é só se divertir.

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Próximo post a caminho!

Nome do Autor

Djames Suhanko

Autor do blog "Do bit Ao Byte / Manual do Maker".

Viciado em embarcados desde 2006.
LinuxUser 158.760, desde 1997.