Manual

do

Maker

.

com

Primeiros passos com o Sming dentro de um container (ESP8266)

Primeiros passos com o Sming dentro de um container (ESP8266)

No artigo anterior mostrei como montar seu container para utilizar o Sming de forma fácil em seu ESP8266. Esse artigo é uma continuidade, onde veremos como manipular o ambiente.

Primeiramente, repare que quando voê abre a IDE do Cloud9, na base da janela à esquerda você encontra um shell. Se você não é usuário Linux, um shell é como um terminal do Windows, é seu acesso ao interpretador de comandos. Clique nesse terminal e comece compilando o ambiente:

cd /opt/sming/Sming
make

Todas as coisas serão compiladas sem erros nem dependências, porque você está utilizando um container docker, que teoricamente deve lhe oferecer um ambiente funcional e o intuito desse container é justamente minimizar o trabalho de preparação do ambiente de compilação.

Se quiser fazer um "hello world" para testar o ambiente de cara, sugiro o tradicional blink:

cd /opt/sming/Basic_Blink
make
make flash

Isso é tudo o que você precisa fazer. O make já lhe dará toda a informação sobre a compilação. Entre as informações, você vê que foi compilado uma ROM com suporte ao SPIFFS, que é o sistema de arquivos para ESP8266.

compiling_hello_world_sming.webp

E o mais legal em utilizar o "make flash" é que o make se encarregará de fazer o erasing da flash antes de subir o novo firmware, tudo de forma transparente.

flashing_sming.webp

Criar seu próprio projeto

Agora preciso confessar que não sou muito organizado e muito menos paciente. Invés de procurar como criar um projeto dentro dos padrões, preferí copiar o próprio diretório desse exemplo e então modificar apenas o arquivo em app, que é justamente o código do programa que rodará no ESP8266. Você pode tranquilamente fazer seus includes (desde que existam os arquivos) e assim adicionar todas as funcionalidades pretendidas.

Para não dizer que não dei uma dica "limpa", o Cloud9 inicia o projeto no diretório "workspace". Você pode criar aí a estrutura do seu programa, tal qual é o diretório de um dos exemplos disponíveis em /opt/sming.

Para o próximo artigo pretendo ter migrado o código de controle do frigobar. Se tudo correr bem, escrevo os detalhes da migração, senão pulamos pra outro assunto...

Inscreva-se no nosso canal Manual do Maker no YouTube.

Também estamos no Instagram.

Nome do Autor

Djames Suhanko

Autor do blog "Do bit Ao Byte / Manual do Maker".

Viciado em embarcados desde 2006.
LinuxUser 158.760, desde 1997.