Manual
do
Maker
.
com
Ponte de diodo - Essa é uma dica bastante simples e provavelmente a maioria das pessoas que leem meus posts já conhecem, mas não posso deixar de escrever a respeito para os que ainda não conhecem e também não pretendo fazer isso durante uma fase do projeto do cofrinho para não alongar demais o texto. Assim, preferirei fazer referência cruzada indicando a leitura nos momentos propícios.
A alimentação do nosso cofrinho eletrônico se dará por duas fontes, sendo uma bateria de 9v e um conector para uma fonte externa de 9v a 12v.
Normalmente pode-se encontrar nas fontes sua polarização, indicada por um desenho tipo "hífen" seguido de um "C". Dentro do "C", um ponto seguido de outro "hífen". E normalmente o ponto é positivo.
Algumas fontes permitem selecionar a polarização, mas a melhor maneira de não se preocupar com isso é utilizando uma ponte de diodos.
A primeira imagem desse post mostra um circuito para acender um LED usando já a Ponte de diodo, indiferente da polarização da fonte. Parece (e está) um pouco bagunçado olhando na protoboard, mas o esquemático está bem mais agradável visualmente. O que acontece é que os diodos controlam a direção do fluxo positivo, então tanto faz onde entra o positivo, os diodos direcionarão o fluxo sempre para o mesmo lugar. E é o que acontece com o terra, sempre seguirá o fluxo do diodo e com isso acabam-se os problemas com polarização. A pior parte disso é o custo. Um ex-diretor meu dizia sempre: "Qualidade infinita, custo infinito". Não é tão caro colocar uns diodos a mais no projeto e considerando a proteção do circuito, é válido o fazer.
Sabendo onde sempre sairá o positivo e terra, leva-se então os fios até o regulador de tensão, que reduzirá qualquer valor entre 9 e 12 para 5v (o modelo que estou utilizando, especificamente). Não utilize fontes acima ou abaixo, porque mesmo que queira entrar diretamente com 5v, o regulador de tensão aquecerá um bocado.
No circuito de exemplo conectei um LED, mas obviamente ele deve ser retirado, incluindo o resistor e os fios que o conectam.
Provavelmente daqui a mais um post trataremos do controle do motor DC, então voltaremos ao artesanato para fazer o controle da rampa das moedas, então a entrada de energia é fundamental nesse momento.
Já para o próximo post devo falar de transistor NPN, que também será utilizado no controle do motor DC e será um post breve e exemplificado como este.
Boa diversão!
Outro artigo recomendado é como acender LED no 110V. É uma boa leitura!
Se gostou, não deixe de compartilhar; dê seu like no video e inscreva-se no nosso canal Manual do Maker Brasil no YouTube.
Próximo post a caminho!
Autor do blog "Do bit Ao Byte / Manual do Maker".
Viciado em embarcados desde 2006.
LinuxUser 158.760, desde 1997.