Manual
do
Maker
.
com
Todo o ano é a mesma coisa; meias, chinelo, cuecas. Camisetas também, mas não é isso que nós queremos; queremos brinquedos! Redefinimos o termo "brinquedo de adultos". Merecemos! Por isso decidi tomar alguma atitude a respeito, escrevendo um artigo para você, leigo, que não sabe o que dar de presente para um nerd ou maker.
Vale lembrar que nem todo o nerd é maker e vice-versa, o foco aqui é presente para pessoas que gostam de tecnologia, ok?
Vamos às orientações.
Primeiro, precisamos identificar a categoria desse nerd. Ele tem plaquinhas que conecta ao computador? Vejamos qual é.
A primeira coisa a fazer é identificar qual placa ele usa. Existem diversos modelos de Arduino, então vou colocar alguns modelos abaixo e daí basta comprar uma das que ele não tem. Mas lembre-se:
Se ele não disse que gosta de Arduino e não tem uma placa Arduino, pule para a próxima categoria.
Esse é o Arduino que a maioria das pessoas começa a usar. Se o nerd em questão não tem nenhum Arduino mas já falou bem a respeito, pode pegar uma dessa sem medo. Nosso parceiro Baú da Eetrônica vende o Arduino UNO com cabo já, de modo que bastará o nerd baixar a IDE do Arduino e começar a brincar.
Mas se ele já tiver o Arduino UNO, então pode ser uma boa ideia aumentar a coleção dele. E tem pra todos os gostos e preços, sendo que o Arduino Leonardo é uma outra ótima opção, até mesmo para primeira aquisição.
A vantagem do Arduino Leonardo é a adição de alguns recursos, porta micro USB (qualquer cabo de carregador de celular vai servir) e detalhes técnicos que não vou colocar porque esse artigo é para salvar nossos presentes, com foco no leitor não-técnico.
Essa placa também está disponível no nosso parceiro Baú da Eletrônica, através desse link.
Se está presenteando sem uma data específica, ou quer economizar, uma outra ótima opção é o Arduino Nano. Ele tem praticamente todos os recursos do Arduino UNO, mas é muito mais compacto e barato. A contrapartida é que existem placas que se encaixam sobre o Arduino para sensores e coisas do tipo. Para o Arduino Nano, essas placas são mais limitadas, mas considere que a maioria dos nerds montam suas brincadeiras direto com os componentes eletrônicos. Discorro a respeito mais adiante.
O cabo do Arduino Nano é o mini USB; não é o micro USB. Será necessário comprar um cabo também, exceto já tenha algum sobrando por aí.
O Arduino Nano pode ser adquirido em nosso parceiro Curto Circuito, através desse link.
Se for presente para uma criança ou para alguém que realmente está começando e precisa entender os conceitos, uma ótima pedida é o Arduino Esplora, que já possui uma série de sensores e atuadores embutidos. Com isso, fica fácil criar diversas coisas diferentes com conhecimento zero em eletrônica. Por conter muitos recursos embutidos, ela é uma placa um pouco mais cara, mas é mais barato que comprar um kit.
O Arduino Esplora está disponível em nosso parceiro Baú da Eletrônica. Você pode conferir essa belezinha nesse link.
Ainda é possível encontrar o Esplora para venda, mas infelizmente, foi descontinuado. Porém, para Nerds colecionadores, é uma peça fundamental!
Se está dando um presente para alguém que já mexe com Arduino e essas placas ainda não pareceram ideais, talvez essa seja uma boa opção. O Arduino Pro Mini é uma placa extremamente pequena, tem todos os recursos necessários para qualquer projeto, mas não tem porta USB. Nesse caso, será necessário comprar mais um item, chamado "FTDI", do qual também discorro mais adiante.
O Arduino Pro Mini pode ser encontrado em nosso parceiro Saravati, clicando nesse link.
Essa placa tem os mesmos recursos do Arduino Leonardo, mas é outra placa diminuta. Qualquer nerd ficaria feliz em ganhar uma. Nesse caso, ela não precisa de um FTDI, basta um cabo micro USB.
Essa placa também pode ser encontrada na Saravati, através desse link.
Essa placa é uma loucura; tem uma imensa quantidade de pinos, dá pra fazer uma automação doméstica sem faltar recursos, além de uma infinidade de possibilidades. O preço dela é muito similar às demais placas. A contrapartida é que ela é um pouco maior que o Arduino UNO e Leonardo, mas lembra aquelas placas de recursos extras que são próprias pra UNO e Leonardo? Cabem nela também! Essa placa eu recomendo a compra no nosso parceiro MASUGUX, clicando aqui.
Se gostou da ideia de ter um monte de recursos mas queria algo pequeno como o Arduino Pro Mini ou o Arduino Nano, eis a solução; o Arduino Mega Pro Mini tem a mesma legião de pinos em uma placa extremamente compacta! Ela é um pouquinho mais "salgada" que os anteriores, mas nada que incomode seu bolso. É um ótimo presente!
Essa placa está disponível no nosso parceiro Saravati, siga o link.
A placa é para um nerd de carteirinha? Quer fazê-lo pular de alegria? Então o Arduino Industrial 101 é a resposta! Essa placa é um híbrido, tem 2 processadores diferentes. Em um deles, programa-se como naturalmente se faz com os demais Arduino's e o outro processador tem um sistema operacional, com comportamento similiar a um computador convencional, mas com uns recursos extras, que são os acessos aos pinos para controlar sensores e atuadores. É uma placa magnífica e aqui no blog tem montes de artigos relacionados para fazer diversos projetos interessantes e divertidos.
Essa placa está disponível em nosso parceiro Baú da Eletrônica, clique e confira.
O Arduino Industrial 101 foi descontinuado, mas ele é um híbrido que roda Linux em um processador e sketch Arduino em outro. É um hardware fabuloso, que dá orgulho de ter. Se encontrar, é peça rara.
E como o blog é constantemente atualizado, temos mais uma novidade: O Arduino UNO R4, que já é outra arquitetura, híbrido, cheio de recursos. O sonho de qualquer maker!
Se a intenção for dar algo diferente do que ele já tem e o que ele já tem é Arduino (é fácil identificar, as placas são muito parecidas), talvez seja hora de fazer um "upgrade". O ESP8266 é uma alternativa barata e conta com o recurso de WiFi. A contrapartida é um recurso específico, muitas vezes dispensável, que certamente será ignorado em prol do recurso de conectar a placa diretamente à rede WiFi. Essa placa possui um processador muito superior aos Arduinos (exceto o Arduino Industrial 101), além de espaço de programação mais vasto.
Existe uma grande quantidade de ESP8266 também, mas é tanta variação que não será possível dispor todas aqui. Para que você possa escolher um, clique nesse link de menu do blog e procure a opção comprar, para ter acesso aos vendedores, nos respectivos artigos.
Com a atualização completa do blog em Agosto de 2023, algumas referências podem não existir mais para compra, mas na caixa de Busca rápida no topo da página fica fácil procurar o tema e olhar dentro dos artigos em poucos segundos.
Esse é fantástico e é o meu preferido.
O ESP32 possui 2 processadores, WiFi, bluetooth, montes de recursos e tem uma quantidade incrível de variações; com display, com rádio frequência, com conexão para bateria, etc. Vou deixar o link da categoria, caso deseje escolher pelos detalhes. Essas placas estão disponíveis em nossos parceiros, com links no rodapé do blog. Cada qual tem uma série diferente dessas placas, vale a pena passar uns 5 minutos olhando.
Vou deixar também os links das placas mais interessantes:
Se o nerd em questão está querendo expandir o kit, uma opção excelente é a série de sensores da Curto Circuito. É de impressionar!
Essa placa é um sucesso. Custa bem mais que as plaquinhas anteriores, mas trata-se agora de um verdadeiro computador. E nesse caso, sai muito mais barato que qualquer computador.
Como todas as categorias, o Raspberry Pi possui uma série de variações também, sendo que a versão 3 é a mais popular para emular jogos e a versão 4 é a mais poderosa pra utilizar com visão computacional e inteligência artificial. Além disso, a versão 3 tem uma variação. Os links para os 3 modelos mais populares estão dispostos a seguir:
E já que estamos falando de Raspberry - Se tiver "bastante" amor pelo nerd em questão (considere "bastante dinheiro também), uma câmera com sensor da Sony, que grava em alta resolução e com altíssima taxa de frame, com lente intercambiável. Um sonho, que você encontra na Saravati (clique consciente de que não é barato).
Se quiser dar algo menos comum na mesma faixa de preço, tem as placas que também rodam sistema operacional, com menor poder de processamento, mas incríveis de qualquer maneira. Destas, recomendo a Onion Omega, que é um espetáculo de hardware e muito modular.
E também a VoCore, que é provavelmente a menor na categoria, podendo ser utilizada até como roteador WiFi, pronta pra uso e totalmente programável:
Lembra do FTDI citado lá em cima? Então, é uma placa baratinha e que serve para coisas importantes, além de gravar o programa feito no computador na placa, como a Arduino Pro Mini.
Se quiser dar uma olhada, basta clicar aqui.
Esse também não é dos mais baratos, mas dá pra fazer várias coisas de "hacker" com ela, interceptando barramentos seriais. Ela se chama Bus Pirate e é uma ferramenta espetacular para depuração de problemas de comunicação.
Se quiser dar um robô programável, a RoboCore é especialista no assunto. Eu recomendo a plataforma Falcon, que vai fazer o nerd ter uma paralisia facial de tanto sorrir.
Tem também uma opção bem mais simples, caso esteja com a grana curta. Esse robô não é programável, mas é um kit de montar e tem alguns ajustes para fazê-lo seguir linha. É um kit legal também para quem só mexe com eletrônica e não gosta de programar.
Se o nerd em questão já mexe com eletrônica e tem um desses multímetros simples, quadradinho, azul e de fios semi-rígidos, você também poderá encantá-lo com um multímetro espetacular da Hikari, com um visual futurista e com requisitos de segurança pra medir tensão até na linha de energia que vem direto do poste para o relógio de medição, sem riscos.
O modelo do link é um pouco mais avançado do que esse da imagem (e mais bonito), mas esse também não deixa a desejar (o amarelo).
Esse é um dos mais simples e pode proporcionar uma boa diversão se o presenteado for uma criança - e essa criança já tiver uma placa qualquer, senão terá que comprar também uma das plaquinhas. Pode ser qualquer um dos Arduino's para programar esse braço robótico, mas qualquer uma das outras também servem.
Existem alguns kits prontos que contém a placa, sensores e atuadores. Os kits variam de preço conforme a quantidade de componentes do conjunto, então recomendo dar uma olhada nesse link e escolher o que melhor lhe convier.
Esse é um brinquedo bem legal, ainda me falta escrever a respeito. Esse módulo é como os de caixa de banco, bastando cadastrar as digitais e em uma das placas supracitadas, tomar uma ação. Coisa linda!
Se tiver paciência para ver uma infinidade de coisas, no rodapé do blog tem o link de todos os parceiros. Alguns deles são de fora do Brasil e a maioria daqui mesmo.
Espero que com esse artigo muitos nerds sejam salvos dos tradicionais presentes como chinelos, que chegam a custar bem mais que essas fabulosas plaquinhas recomendadas! Não se esqueça mais do que dar de presente para um nerd, por favor!
Inscreva-se no nosso canal Manual do Maker no YouTube.
Também estamos no Instagram.
Autor do blog "Do bit Ao Byte / Manual do Maker".
Viciado em embarcados desde 2006.
LinuxUser 158.760, desde 1997.