Manual

do

Maker

.

com

Módulo relé com ESP8266 12F onboard

Módulo relé com ESP8266 12F onboard

Revisando todos os artigos, me deparo com diversos que ficaram como histórico. Porém, o que não muda é a funcionalidade. Apesar da placa desse artigo não ser novidade há anos, o procedimento é o mesmo para ela e outras mais.

E vejam só, as novidades com ESP8266 não param de surgir. Enfim, parece que deram mais atenção ao poder dessa belezinha e começaram a criar produtos pra ela. É o caso dessa Yunshan, com ESP8266 onboard e um belo circuito incluindo fonte step down e um regulador de tensão 3V3 para o ESP8266.

Onde adquirir

Já conhecido há tempos pela comunidade maker, A MASUGUX (clique aqui para ver a lista de produtos), é um parque de diversão) se destaca por trazer novidades e dessa vez uma delas foi esse módulo, que você pode adquirir nesse link direto para o produto.

Características da Yunshan

Além da fonte step down e o regulador de tensão, o circuito provê segurança no caso de uma conexão invertida de polaridade através de um diodo na borda da placa. A board é completamente dedicada ao relé, de modo que apenas os GPIO 4 e 5 são utilizados.

Próximo à entrada de alimentação, você encontrará os pinos de programação do ESP8266 e os pinos para colocar em modo de programação.

Por padrão ele vem com um firmware RTOS e você pode trocar tranquilamente pelo seu firmware preferido, como o NodeMCU ou MicroPython.

Pinout

O módulo é bastante simples de utilizar, como você pode ver.

1 – Entradas de alimentação, entre 9 e 12 são as tensões ideais.

----->Parafuso de baixo, GND, parafuso de cima, VCC

2 – Terminais do relé.

----->De cima para baixo, NC (normalmente fechado), COM (tensão), NO (normalmente aberto) 3 – Entrada do IO. 4 – Indicador de entrada (LED). 5 – Status do relé (ON/OFF). 6 – Pinos para a programação do ESP. 7 – Pinos para jumper. Serve para entrar no modo de gravação.

Nos conectores verdes, temos a entrada de alimentação à esquerda, as conexões com o relé no canto superior direito e a saída do GPIO 5 do ESP para acionar algum componente externo.

Conexão WiFi

Em sua lista de redes você deverá encontrar algo comoYunshan_wifi_relay_blablabla. Para conectar-se ao módulo você deverá fornecer uma senha, que por padrão é yunshan123456789. Agora você já pode acessar sua board pela página web sem programar uma linha de código - ou seja - é um produto pronto pra uso!... Ou quase. A página está em CHINÊS!!! Bem, acho que é chinês. Tive que ir ao translator e colar as mensagens lá. A tela original:

yunshan_webpage-278x300.webp

Traduzindo linha a linha:

云山电子科技 WIFI继电器 控制 - Controle do relé Yunshan Electronic Technology WIFI

继电器状态: 关 - Estado do relé: OFF

继电器控制:- Relé de controle:

打开继电器 - Abrir relé (só que isso fecha o relé)

关闭继电器 - Fechar relé (só que esse abre o relé)

输入状态: 1 - Status de entrada: 1

刷 新 - Refresh

参数设置 - Definição de parâmetros

Em "Definições" tem duas caixas de entrada, sendo:

WIFI名称 - Nome do WiFi

WIFI密码:- Senha WiFi

E nos botões:

参数保存 - Salvar parâmetros

返回 - Voltar

Testei de imediato ligar e desligar o relé, funcionou muito bem, como esperado. Então fui inventar de trocar os parâmetros de rede e infelizmente perdi a conexão, porque pensei que os parâmetros de rede fossem para trocar as credenciais do próprio módulo, mas na verdade era pra conectá-lo a uma rede WiFi. Como esse firmware está mal configurado, eu perdia constantemente a conexão até que consegui em tempo hábil trocar as credenciais para a minha rede e tudo resolveu-se. Portanto, lembre-se de acertar as credenciais caso for adicioná-lo à sua rede WiFi.

Se desejar, pode programá-lo facilmente pela IDE do Arduino, não tem mistério.

Gostei bastante desse módulo e com certeza merece mais artigos, principalmente para trocar o firmware por um MicroPython, experimentar MQTT e fazer uma página em português, que tal? - Então, acompanhe no próximo artigo relacionado!

Inscreva-se no nosso canal Manual do Maker no YouTube.

Também estamos no Instagram.

Nome do Autor

Djames Suhanko

Autor do blog "Do bit Ao Byte / Manual do Maker".

Viciado em embarcados desde 2006.
LinuxUser 158.760, desde 1997.