Manual
do
Maker
.
com
#SomosTodosMakers. Mas nem todos #usamosArduinoUNO. E se você já está íntimo de uma board UNO ou outra que seja, já deve se sentir seguro pra montar sua board MBZ Pro Mega que é mais do que um standalone, mas também é um board de desenvolvimento incrementada. E digo isso porque essa board comporta slot para ESP8266 (permitindo assim um projetinho com expansão WiFi) e um slot para um RTC, fora a área de prototipagem. Convenhamos, ela é linda mesmo e o mais legal - possui 2 reguladores de tensão, de forma que você tem 3V3 e 5V desde a entrada de alimentação. Olhando na borda oposta à alimentação, você pode ver um buffer não-inversor CD4050, que faz a interface de conversão do nível lógico entre o ESP8266 e o Arduino, de modo que você não precisará ter o menor receio em fazer seus experimentos, além de que após montada, essa board sempre o fará economizar tempo na prototipagem.
Se eu fizesse um passo-a-passo, estaria apenas repetindo o que já existe, além de que por certo não o faria com tanta eximia. Veja o video do processo de montagem, mas não babe no teclado de vontade.
Eu nunca vi um vídeo tutorial melhor do que esse. Se você não conseguir entender a montagem por esse vídeo, procure urgente um psiquiatra.
O site do criador (Marcelo Maximiniano) tem um descritivo completo e acredite, é uma grande diversão! Depois de montado, grave seus programas utilizando um FTDI ou coloque a MCU em um Arduino UNO, grave e troque.
Bem, não dá pra fazer um tutorial melhor do que o do site do criador, restando apenas indicar as configurações para o RTC e o ESP8266 via AT:
[http://www.manualdomaker.com/article/rtc-tiny-com-chip-ds1307-e-arduino/]((http://www.manualdomaker.com/article/rtc-tiny-com-chip-ds1307-e-arduino/)
Aqui tem os comandos AT:
http://www.manualdomaker.com/article/esp8266-com-pic/
Inscreva-se no nosso canal Manual do Maker Brasil no YouTube.
Autor do blog "Do bit Ao Byte / Manual do Maker".
Viciado em embarcados desde 2006.
LinuxUser 158.760, desde 1997.