Manual
do
Maker
.
com
Se não todo mundo, a maioria das pessoas (que sabem de sua existência) gostam da bobina de Tesla. É fácil fazer uma, rápido e barato. Mas, pode ser necessário um pouquinho de habilidade, então, se precisa de uma pra bobina de Tesla para feira de ciências ou quer um brinquedo de mesa, essa é uma boa oportunidade.
Ela não vem montada, mas tudo vem pronto para montar. Você só vai precisar de estanho, ferro de solda e uma fonte de alimentação entre 15V e 30V. Mas fique nos 15V para aquecer menos os transistores. Para experimentá-la, utilizei minha fonte de bancada da UsinaInfo (link para essa bobina de Tesla). Se estiver com uma grana extra, tem um modelo um pouco mais caro e maior, que faz um arco mais bonitinho, mas ambas funcionam e são legais!
Essa fonte de bancada foi tema do "Laboratório Maker 06". Uma fonte de bancada ajuda a mensurar o consumo de um dispositivo, como mostrei no vídeo "Fonte de bancada", na placa da AFEletronica, que fiz uma tela de login e foi possível perceber o aumento de consumo quando o sistema estava em execução e quando estava deslogado. Além disso, é uma mão na roda pra qualquer maker, já que variando a tensão e corrente, podemos utilizar uma ampla gama de dispositivos!
Esse modelo tem uma entrada para áudio, mas eu vi um cara testando e o touch screen dele ficou estranho. Sugiro brincar apenas com a alimentação. Na entrada de áudio, a tensão fica se movimentando. O arco voltaico chega a 1 cm, conforme a lenda, mas eu alimentei com 12V e o arco não passou de 2mm, então não posso confirmar, mas como dá pra ver na imagem de destaque, é efetiva pra caramba, pena que não tenho lâmpada fluorescente.
Se quiser dar uma conferida, eu mostro no vídeo (que estará no canal assim que editado, já se inscreva e clique no sininho) os componentes e um teste também, daí você poderá aumentar ainda mais sua vontade de ter uma. Que maker não quer?
Inscreva-se no nosso canal Manual do Maker no YouTube.
Também estamos no Instagram.
Autor do blog "Do bit Ao Byte / Manual do Maker".
Viciado em embarcados desde 2006.
LinuxUser 158.760, desde 1997.