Manual

do

Maker

.

com

Como renomear interface de rede no Debian Stretch

Como renomear interface de rede no Debian Stretch

Meus caros amigos e leitores, me perdoem, mas não vou conseguir escrever esse artigo sem adjetivos. E não me referirei jamais ao sistema Debian/Raspbian, eles são os melhores, mas minha revolta é exclusivamente com o systemd, que nos obriga a renomear interface de rede para um nome legível. Quanto ao uso de adjetivos, explico o porquê.

Interfaces de rede no Linux

Antigamente era assim; eth para ethernet, wlan para wireless. Ponto. Daí veio o "revolucionário" udev e começou a cagar nos nomes de interface de rede. A partir desse momento, as interfaces ainda eram legíveis, mas não eram mais intuitivas. Com isso, a primeira vez que o sistema é iniciado, a maioria dos usuários que administram sistemas Linux já criavam o famoso /etc/udev/70-persistent-net.rules, com uma sintaxe nada intuitíva, mas ao menos se resolvia em um reboot. Ficava mais ou menos como:

SUBSYSTEM=="net", ACTION=="add", DRIVERS=="?*", ATTR{address}=="b8:ac:6f:65:31:e5", ATTR{dev_id}=="0x0", ATTR{type}=="1", KERNEL=="eth*", NAME="eth0"

Agora com o novo Debian (inclua-se o Raspbian, que também é um Debian, mas compilado para ARM), estamos nos deparando com o terror dos terrores - o systemd. Por qual razão alguém por sí só cagaria de tal forma ao nomear uma interface assim?

wlan.webp

Olhe a resposta mais cagalhona que você vai ler hoje:

previsivel.webp

"Predictible", pra quem não sabe, significa "previsível". Parece previsível pra você esse nome de merda? Imagine executar o comando ifconfig em um servidor com 2 ou mais interfaces. O comando "sempre" deverá ser executado 2 vezes; uma pra ler o nome e a outra pra manipular a interface. Pode ser "previsível para o sistema, mas esqueceram (o pessoal do systemd) a interface com o usuário. E esqueceram de muito má vontade, porque não custava nada implementar algum tipo de link simbólico para nomes intuitivos. Peguemos como exemplo /dev, onde o comando MAKEDEV (ou mknod) relaciona o dispositivo real que está em /sys/dev/block/ e dá realmente um nome previsível a ele. Por isso acho inaceitável o comportamento do systemdno que se refere ao tratamento das interfaces de rede.

renomear interface de rede

Mas enfim, se você está lendo esse artigo é porque se deparou com esse problema no Debian ou no Raspbian. Fique tranquilo, tem solução. Tão intuitiva quanto o nome de interface; "basta" linkar /dev/null ao diretório do systemd que trata das interfaces de rede. Mas enfim, pra resolver o problema, faça o bendito link simbólico:

ln -s /dev/null /etc/systemd/network/99-default.link

Reinicie o sistema e você terá algo como:

wlan_renamed-1.webp

Pronto, nosso amado Debian/Raspbian novamente lindo!

Inscreva-se no nosso canal Manual do Maker no YouTube.

Também estamos no Instagram.

Nome do Autor

Djames Suhanko

Autor do blog "Do bit Ao Byte / Manual do Maker".

Viciado em embarcados desde 2006.
LinuxUser 158.760, desde 1997.