Manual

do

Maker

.

com

Como instalar fontes ttf e otf no Linux

Como instalar fontes ttf e otf no Linux

Como instalar fontes ttf no Linux é fácil! Basta clicar sobre ela e abrir-se-á o instalador. Mas às vezes precisamos instalar uma família longa de fontes e aí entra a máxima "o melhor trabalho é o do preguiçoso, porque ele não gosta de repetir". Esse artigo sobre como instalar fontes ttg e otf no Linux terá só algumas linhas, mas a referência é importante.

Instalar fontes ttf e otf no Linux por linha de comando

Esse caminho pode mudar conforme a distribuição, mas supondo Ubuntu, o diretório de fontes do sistema é /usr/share/fonts/{truetype,opentype, etc}. Entre as chaves estão os diretórios. Basta copiar as fontes para seus respectivos diretórios. Normalmente sigo o padrão de criar o diretório da família da fonte. Por exemplo, para instalar a kanit:

mkdir /tmp/kanit
cp kanit.zip /tmp/kanit
cd /tmp/kanit
unzip kanit.zip
sudo cp -a ../kanit /usr/share/fonts/opentype/
fc-cache -f -v

O comando fc-cache faráo carregamento para o sistema e a fonte estará disponível para usar em qualquer programa. Não dava pra ser mais fácil, hum?

Vídeo

Não tem. Mas pelo menos recomendo o canal DobitaobyteBrasil, que você pode gentilmente se inscrever e alegrar meu dia. Obrigado, obrigado.

Aqui no blog tem bastante coisa de Linux, por exemplo, como gravar o terminal de um jeito meio "mágico". Se gosta de Linux, vai gostar do artigo.

Inscreva-se no nosso canal Manual do Maker no YouTube.

Também estamos no Instagram.

Nome do Autor

Djames Suhanko

Autor do blog "Do bit Ao Byte / Manual do Maker".

Viciado em embarcados desde 2006.
LinuxUser 158.760, desde 1997.