Manual
do
Maker
.
com
Essa é uma dúvida muito comum, mas a solução é simples. Ou, "as soluções são simples". Vamos ver nesse artigo como identificar os fios do motor de passo de algumas maneiras diferentes.
Comumente um motor de passo bipolar tem 4 fios. Esqueça cores. Cada par tem uma bobina, e isso é tudo o que precisamos saber para identificar os pares.
Se tiver um multímetro, ótimo! Configure-o para medir resistência, colocando-o em Ohms. Mantenha uma ponta do multímetro em um dos fios e alterne a outra ponta do multímetro entre os 3 fios restantes. Quando o resultado não for infinito (aberto), então você terá encontrado o par. Se estiver com dúvidas se achou o par de primeira, teste os outros fios, a diferença será óbvia.
O outro método é utilizar uma pilha qualquer. Mantenha um fio em um polo da bateria e toque rapidamente os outros fios no outro polo. Quando encontrar o par, você notará que o eixo do motor reagirá discretamente.
Essa é no estilo "arrombador de cofre". Relaxe, então gire suavemente o eixo do motor e sinta o quão livre ele está girando. Então pegue um fio de referência e vá encostando cada um dos outros fios, girando o eixo manualmente, até sentir que uma resistência foi gerada. Esse deve ser o par.
Se quiser preservar o LED, use um resistor. Pegue um fio de referência, então vá encostando cada um dos fios no outro polo do LED. Gire o eixo para os dois lados. Se o LED acender, achou o par!
Agora que você já tem os pares, hora de identificar a ordem.
Ligue cada par do motor de passo a um canal do driver, seja lá qual for o driver que estiver usando. Suba um sketch que faça o motor girar. Se não estiver funcionando como esperado, apenas inverta os fios de um dos pares. Pronto!
Coloque uma fita adesiva, ou pinte o eixo com canetinha hidrográfica, ou marcador de texto ou qualquer outro meio, de forma a ajudar observar a rotação.
Energize apenas uma bobina com uma fonte de alimentação de tensão igual ou menor a suportada. Observe a direção que o motor está rodando, então troque os pares. O motor agora deve estar girando na direção oposta.
Usando um multímetro, configure-o para medir corrente contínua Conecte o motor ao driver e o multímetro em série com uma das bobinas. Execute o sketch. Observe a direção do motor e a corrente. Se necessário, inverta os fios. Inverter os fios fará com que o motor gire na direção oposta.
A ordem das bobinas pode afetar os passos. Supondo um motor de 200 passos por volta, faça-o girar completamente por algumas vezes para ver se está devidamente ajustado. Se não, troque as bobinas de posição (par de fios 1 no lugar do par de fios 2 e vice-versa).
Aqui no blog você deve encontrar código e wiring para todos os drives de motor de passo. Dê uma pesquisada na caixa de Busca rápida no início da página!
O "melhor driver" é relativo; custo, modelo de motor, aplicação etc. Mas sem dúvidas, para qualquer projeto mais elaborado, os drivers de motor de passo da Curto Circuito são a melhor opção para quem não quer confrontar problemas de temperatura dos motores, consumo excessivo, ajuste de passos por código complicado etc. E lá você também já pode aproveitar para adquirir os motores de passo Nema17 e Nema23 a um bom preço e a tradicional qualidade da categoria de motores bipolares que a Curto tem. Ambos da foto são da Curto e teremos artigos detalhados em breve, é só acompanhar!
Autor do blog "Do bit Ao Byte / Manual do Maker".
Viciado em embarcados desde 2006.
LinuxUser 158.760, desde 1997.