Manual
do
Maker
.
com
Hoje conversei com uma pessoa muito especial e descobri seu interesse em eletrônica, mas ele não tem sequer uma base introdutória, sequer sabe o que é uma protoboard ou como funciona a protoboard, então decidi fazer tutoriais de Arduino desde o super-básico até desenho de circuitos com o Proteus e a corrosão do circuito com percloreto de ferro (além de algumas dicas de conservação desse circuito para prototipagem).
Amanhã escreverei o primeiro artigo, mas de antemão recomendo alguns materiais básicos, cuja introdução descrevo já:
São a mesma coisa. Ela é utilizada para comportar os componentes sem ter que fazer soldagem, facilitando a criação de protótipos. Ela pode ser inadequada dependendo da tensão que se utilize no circuito (e também a complexidade dele) pois pode receber interferências. Mas nos exemplos teremos circuitos simples com resistores de 330ohms (falaremos disso mais adiante).
Um protoboard comum tem a seguinte aparência:
Esse modelo da imagem anterior tem um custo de algumas dezenas de reais e é facilmente encontrado nos parceiros do blog, que você vê aí logo no início da página.
Um modelo básico da protoboard, que será utilizado para explicar seu funcionamento:
Nesse modelo, as bordas possuem duas linhas; uma azul (com sinal -) e uma vermelha (com sinal +). O vermelho é onde alimentaremos com energia e o azul será onde ligaremos o aterramento. Essas linhas seguem de um lado ao outro da protoboard - e é assim que os furos de alimentação se interligam, ou seja, entraremos com um fio de alimentação e um fio terra na borda dessa placa e depois poderemos tirar alimentação de energia de qualquer um dos pontos na horizontal.
Já no interior da placa (entre as fileiras de alimentação) os furos das bordas são alfabeticamente sequenciadas, como é possivel notar. Então, cada fileira de 5 casas verticais correspondem a um mesmo barramento, ou seja, o que você colocar no furo A da primeira fileira vertical poderá ser interligado com qualquer um dos furos até E. O que for colocado em F terá comunicação até J da mesma fileira.
Se eventualmente for necessário mais do que 5 furos, basta interligar o furo E ao furo J da mesma fileira, e haverão ainda 8 furos disponíveis para comunicação nessa fileira.
Isso será mostrado em detalhes no vídeo que ensinará a acender um led na placa descrita nessa lista de materiais; e é como funciona a protoboard.
Inscreva-se no nosso canal Manual do Maker Brasil no YouTube.
Próximo post a caminho!
Autor do blog "Do bit Ao Byte / Manual do Maker".
Viciado em embarcados desde 2006.
LinuxUser 158.760, desde 1997.