Manual
do
Maker
.
com
Tenho visto lives horríveis desde que o hangout foi defenestrado. Quem tem sofrido muito com isso é o canal Arduino Brasil, que constantemente faz lives (e das quais participo por diversas vezes, além de ser moderador). Aproveitando que citei de cara o canal Arduino Brasil, vou aproveitar e pedir encarecidamente sua subscrição no canal DobitAoByteBrasil no Youtube. Confesso que a qualidade não é um espetáculo, mas o conteúdo do nosso canal tem "sustância". Vejamos como fazer live com várias pessoas.
Acompanho o canal do Bernardo Küster (aposto que servirá como repelente a intolerantes) e resolvi pesquisar a respeito quando em sua live vi uma lindíssima tela com o nome dos participantes e uma divisão de tela toda simétrica. Não foi muito fácil encontrar a solução, mas enfim cheguei à estrela desse artigo; o StreamYard, que é gratuito para até 6 pessoas e 20 horas/mês de vídeo.
Pode-se conectar várias contas diferentes, tudo pelo browser, não apenas o Youtube. O chat pode exibir as mensagens durante a streaming (o que não é uma boa opção quando se tem haters à volta). Também é possível gravar o vídeo apenas; baixá-lo, editá-lo e a posteriori, publicá-lo. Entre os recursos está a divisão de tela com vários usuários (como já citado), compartilhamento da tela do desktop ou de uma janela específica de aplicativo, janela de aplicativo e webcam. Um espetáculo!
Já há bastante tempo escrevi um artigo mostrando como fazer um bom screencast, mas tem uma outra ferramenta muito legal para exibir o que está sendo digitado no teclado (necessário para vídeos que incluam atalhos de teclado) que é o screenkey, que pode facilmente ser instalado no linux com o gerenciador de pacotes - no caso de sistemas "Debian like" - apt.
sudo apt-get install screenkey
Peguei uma imagem no google imagens por preguiça:
Devo escrever mais a respeito em breve, só acompanhar essas dicas curtas dos artigos simplistas que estou escrevendo.
Até a próxima!
Revisão: Ricardo Amaral de Andrade
Inscreva-se no nosso canal Manual do Maker no YouTube.
Também estamos no Instagram.
Autor do blog "Do bit Ao Byte / Manual do Maker".
Viciado em embarcados desde 2006.
LinuxUser 158.760, desde 1997.