Manual
do
Maker
.
com
Gosto bastante do Google Chromecast. Comprei há algum tempo para a TV do quarto e gostei tanto que comprei para minha TV smart da sala também. Sua interface é bem intuitiva, prática e funcional. Para tocar algo como do YouTube ou Netflix por exemplo, basta clicar no respectivo ícone disponível nesses serviços e pronto, lá estará.Até escrevi um artigo para fazer interface entre um servidor de midia Linux e o Chromecast, utilizando um smartphone como bridge. Esse artigo você pode conferir aqui. Só que recentemente surgiu mais uma necessidade de uso para mim. Baixei os capítulos da última temporada de Doctor Who e queria assistir na TV, mas no computador atual ainda não configurei um servidor de midia, então pensei se não havia alguma maneira mais prática de exibir os videos do computador no Chromecast e adivinha? Tem sim, mas é pra Linux. A partir daqui você já sabe, hum?
Fácil. Clone o repositório do stream2chromecast - um programa feito em Python que interage com o Google Chromecast através do ffmpeg ou avconv. Para suprir as dependências, primeiro instale o ffmpeg ou avconv e também o git:
sudo apt-get install ffmpeg libav-tools git
Agora só falta o programa stream2chromecast. Faça o clone do repositório:
git clone https://github.com/Pat-Carter/stream2chromecast.git
Pronto, você já deverá estar apto a executar seus videos, desde que suportados pelo ffmpeg/avconv.
Não acho que possa ser mais simples do que isso, mas de qualquer modo, é linha de comando. Eu até poderia fazer uma interface em Qt, mas logo teremos programas espetaculares para isso, tenho certeza. Então, sigamos por linha de comando, ok?
O "básico do básico" é chamar o stream2chromecast seguido pelo nome do arquivo e ele se encarregará de encontrar o Chromecast para enviar a streaming:
./stream2chromecast.py arquivo_de_video.mp4
Ou ainda, você pode copiar para o path do sistema, ou incluir o diretório no path. Quando se trata de programas pessoais, gosto de criar um diretório bin no meu home e adicioná-lo ao path do sistema:
vi ~/.bash_profile
#ou use o global:
sudo vi/etc/profile
# e adicione o bin do seu home ao path do sistema:
PATH="/usr/local/sbin:/usr/local/bin:/usr/sbin:/usr/bin:/sbin:/bin:/home/djames/bin"
Para efeito imediato, faça o export manualmente:
export PATH=$PATH:/home/djames/bin
Não se esqueça de mudar o home para o seu usuário, estou utilizando o meu usuário para exemplificar. Pra finalizar, renomeie o diretório stream2chromecast para bin. Os próximos programas que forem pessoais, bastará jogar dentro desse diretório bin:
cd && mv stream2chromecast bin
Agora você não precisará mais preceder o programa stream2chromecast com './' ou com 'python '. Considerando essa condição, sigamos com os exemplos.
Para isso, utilize a opção '-transcode'. Ex.:
stream2chromecast.py -transcode arquivo_mpg.mpg
Esse sim é um recurso prático. Você pode pegar a URL de qualquer arquivo de midia remoto e tocá-lo diretamente no Chromecast. Nesse caso:
stream2chromecast.py -playurl http://www.manualdomaker.com/article/fake_media.mp4
Controlar a midia também é bastante simples, bastante passar a função desejada como parâmetro para o stream2chromecast precedido pelo sinal de menos ("-"). Exemplos:
stream2chromecast.py -pause #pausar
stream2chromecast.py -continue #tirar do pause
stream2chromecast.py -stop #parar
stream2chromecast.py -setvol <volume> # entre 0.0 e 1.0
stream2chromecast.py -volup #incremento
stream2chromecast.py -voldown #decremento
stream2chromecast.py -mute #por no mudo
stream2chromecast.py -status #...
Bem, como eu disse, tenho 2 chromecasts em casa e nesse caso é necessário selecionar onde tocar a midia. Isso pode ser feito pelo nome do dispositivo ou pelo endereço IP. Além disso, você pode listar previamente os dispositivos disponíveis.
Daí basta selecionar o dispositivo ou endereço IP:
stream2chromecast.py -devicename Sala arquivo.mp4
#ou...
stream2chromecast.py -devicename 192.168.1.5 arquivo.mp4
Bom, chega de comandos. Isso já é o suficiente para você expandir seus recursos tecnológicos de lazer, hum?
Inscreva-se no nosso canal Manual do Maker no YouTube.
Também estamos no Instagram.
Autor do blog "Do bit Ao Byte / Manual do Maker".
Viciado em embarcados desde 2006.
LinuxUser 158.760, desde 1997.