Manual
do
Maker
.
com
Preciso começar os artigos relacionados apresentando o Arduino Esplora. Não que ela precise de tutoriais, pois é a placa Arduino mais simples de utilizar - e é isso que quero destacar.
Essa placa saiu de linha, mas o artigo permanece como referência para quem a tem, além de servir para fins históricos.
Essa placa possui uma MCU igual a do Arduino Leonardo, trazendo nela diversos periféricos:
Além disso, ela tem uma biblioteca própria, simplificando ainda mais a programação. Com isso, essa placa provavelmente é a melhor escolha para ensinar crianças (vou usá-la para ensinar minha filha, inclusive). Para iniciantes de eletrônica e eletrônica digital, sem dúvidas é um ótimo primeiro contato, porque não será necessário conhecer wiring, lei de Ohm, pinout, tensão, corrente etc.
E para quem já possui conhecimentos mais robustos, também é bastante útil. Confesso que por diversas vezes deixo de fazer algo pela preguiça de selecionar jumpers, protoboard, resistores etc. Com uma placa dessas, pronta pra uso, posso fazer testes iniciais antes de criar um projeto que envolva um ou mais de seus periféricos.
Como a MCU ATmega32u4 oferece uma interface que permite interagir como teclado e mouse, é possível utilizar o Arduino Esplora como joystick ou mouse. Claro que para o próprio computador não é algo que seja mais do que divertido, mas para relação com outros dispositivos como um Raspberry pode ser bem interessante, trocando informações dos sensores do Arduino Esplora para testar uma interface de sensores com o Raspberry, por exemplo.
E para jogos? Hummmm, imagine jogar diretamente no Arduino Esplora alguns jogos mais simples, como Tetris. Ou Pong. Enfim, ele possui uma interface para display (esse display é próprio para ele, mas pode ser outro). Em algum momento vou portar o código de um Tetris em Python que tenho aqui para C++ e brincaremos nessa placa.
Não tem muito o que fazer para começar a usar. Inclusive, ela já vem com um sketch padrão no qual podemos testar imediatamente os recursos disponíveis na placa e monitorar algumas saídas no monitor serial.
Na IDE do Arduino, use o gerenciador de bibliotecas para instalar a biblioteca Esplora. Em Placas, selecione Arduino Esplora. Depois, basta abrir algum sketch dos exemplos.
Para ter uma ideia do quão simples é interagir com essa placa, veja um sketch que interage com o LED RGB:
#include <Esplora.h>
void setup() {
}
void loop() {
Esplora.writeRGB(255, 0, 0); // make the LED red
delay(1000); // wait 1 second
Esplora.writeRGB(0, 255, 0); // make the LED green
delay(1000); // wait 1 second
Esplora.writeRGB(0, 0, 255); // make the LED blue
delay(1000); // wait 1 second
Esplora.writeRGB(255, 255, 0); // make the LED yellow
delay(1000); // wait 1 second
Esplora.writeRGB(0, 255, 255); // make the LED cyan
delay(1000); // wait 1 second
Esplora.writeRGB(255, 0, 255); // make the LED magenta
delay(1000); // wait 1 second
Esplora.writeRGB(255, 255, 255); // make the LED white
delay(1000); // wait 1 second
}
Não precisa nem configurar os pinos como OUTPUT. Ou seja, nem os conceitos iniciais de controle dos pinos são necessários para começar a brincar com essa placa.
Esse Arduino com "kit onboard" está disponível em nosso parceiro Baú da Eletrônica, cujo link do produto é esse.
Aproveite o quanto antes e acompanhe os próximos artigos relacionados
Tentarei produzir um vídeo de apresentação dessa placa e em breve disponibilizo em nosso canal DobitAoByteBrasil no Youtube. Se não é inscrito, inscreva-se, clique no sininho para receber notificações e deixe seu like.
Inscreva-se no nosso canal Manual do Maker no YouTube.
Também estamos no Instagram.
Autor do blog "Do bit Ao Byte / Manual do Maker".
Viciado em embarcados desde 2006.
LinuxUser 158.760, desde 1997.