Manual

do

Maker

.

com

Animar fácil e continuamente objetos em Blender com Constraints

Animar fácil e continuamente objetos em Blender com Constraints

Constraint é um dos recursos do Blender para controlar objetos em Blender. Esse conjunto de engrenagens foi animado desse modo, que é certamente mais rápido do que adicionar keyframes a cada engrenagem individualmente, o que pode levar muito mais tempo.

A parte interessante desse post é a apresentação de algumas constraints e a animação continua com a utilização do Graph Editor do Blender. Também é uma dica a utilização do material sobre as engrenagens, que não estão no modo Rendered!

As etapas desse breve video estão divididas da seguinte forma:

1 - Duas engrenagens do mesmo tamanho

Nesse primeiro passo é mostrado como rodar sincronamente um engrenagem contra a outra. Sim, é possível fazer com keyframes, mas não é a mais prática para uma animação com vários objetos interagindo ou para animação contínua.

2 - Rodar uma engrenagem maior

Uma engrenagem pequena deve rodar uma engrenagem com o dobro do tamanho. Para isso, será necessário ajustar a velocidade da rotação em relação à engrenagem menor.

3 - Engrenagem grande roda uma menor

Uma volta da engrenagem grande corresponde a duas voltas da engrenagem menor, então a operação nesse passo é inversa, necessitando uma redução da velocidade da engrenagem menor.

4 - A menor roda uma engrenagem com 3 vezes seu número de dentes

Essa é a pior condição, não por dificuldade, mas pelo modo como o Blender trata a operação, como exibido no video.

5 - Engrenagem de eixo Z roda engrenagem de eixo Y

Essa é sem dúvida a operação mais divertida desse conjunto de engrenagens!

6 - Criar uma manivela virtual para movimentar o conjunto

Para facilitar o desenvolvedor a encontrar o comando desse conjunto de engrenagens, a melhor maneira é criar uma manivela 3D ou simplesmente um controlador para não haver necessidade de adivinhação.

7 - Animação cíclica

Essa é outra jóia desse tutorial, ainda mais para uma animação longa, onde seria muito chato ter que adicionar keyframes ao longo de uma timeline gigante.

http://youtu.be/CYNVk2YIDJk

Esse tutorial foi baseado no video original do Max Berends, que possui diversos outros videos muito instrutivos, porém todos em inglês. Se você entende bem o suficiente, então recomendo fortemente que assista os videos de seu canal, todavia, alguns videos farei tutorial para simples referência, pois não sou especialista em Blender.

Se gostou, não deixe de compartilhar; dê seu like no video e inscreva-se no nosso canal Manual do Maker Brasil no YouTube.

Próximo post a caminho!

Nome do Autor

Djames Suhanko

Autor do blog "Do bit Ao Byte / Manual do Maker".

Viciado em embarcados desde 2006.
LinuxUser 158.760, desde 1997.