Manual

do

Maker

.

com

Animação 2D: Moho ou Cartoon Animator?

Animação 2D: Moho ou Cartoon Animator?

Quem acompanha o blog já deve ter ficado sem entender; não tem nada a ver com o conteúdo do site, certo? - Bem, tutorial de animação, não tem mesmo. Mas esse artigo é mais para dar uma satisfação sobre a ausência de vídeos e artigos ultimamente.

Material para artigos

Material para artigos não falta. Estou com uma série de produtos da CurtoCircuito para escrever a respeito e os demais parceiros estão sempre apostos para qualquer novidade. A razão por não estar escrevendo e fazendo vídeos ultimamente é outra.

Animação 2D

Até agora, conheço dois tipos de animação 2D; quadro a quadro e por RIG. Pra quem não sabe, tenho também o canal Da20Resolve no youtube, onde faço tutoriais de edição de vídeo - também parado no momento, apesar de eu ter recém adquirido uma nova lente para melhorar o visual.

davinci-.jpg

Animação 2D quadro a quadro

Animação quadro a quadro mexe com minha preguiça; tem que desenhar cada mudança de pose; leva uma vida pra fazer, ainda mais alguém com habilidades rasas em desenho como eu.

Se você gosta e pretende usar esse tipo de animação, o Krita é uma excelente ferramenta gratuita.

Já fiz alguns testes no passado, mas prefiro usar o Krita para desenhar cenários e conceber o personagem, dependendo do estilo que eu decidir utilizar.

krita-interface.jpg

Animação 2D com rig

A animação 2D com rig me encanta. Se quiser começar para adquirir conceitos, sugiro o Synfig Studio, que também é gratuito.

synfig-01 (1).jpg

O sistema de rig é como um pseudo-esqueleto para personagens 2D. Dependendo do programa, pode-se usar vetores, arquivos png ou arquivos psd. O desenho precisa ser preparado para trabalhar com rig; é necessário "desmembrar" cabeça, braços e pernas. Dependendo do programa utilizado, é mandatório separar também olhos e boca. E aqui começo a discorrer sobre os softwares do título.

República da Banania

Conhece a animação da "Laranja irritante"? Eu gostava bastante.

laranja_irritante-2-1024x576.jpg

Recentemente tive uma ideia de animar coisas inanimadas, no mesmo estilo. Mas como fazê-lo? Tenho barba e, ainda que não, o rosto nos objetos seriam sempre os mesmos. Daí resolvi utilizar a versão gratuita do Adobe Character, que tem um recurso chamado "lips sync" (os programas do título também possuem esse recurso). O que fiz foi gravar minha voz no programa e ele colocava na personagem (personagem é artigo feminino, porque vem de "persona"). Depois, eu gerava o vídeo com a personagem do programa e editava no Davinci Resolve para utilizar apenas a face. Mas o resultado não era satisfatório, como você pode ver no primeiro capítulo da República da Banania. Então baixei a versão de teste dos dois software do título; Moho e Cartoon Animator 5.

Moho

moho (1).png

O Moho é espetacular. Tem filmes de cinema feitos com ele. Aquelas memórias e contos 2D que tem na série Kong-fu Panda, também são feitos nele.

kong-fu-panda.jpg

No Moho se encontram alguns recursos de física, como vento, partículas e outros recursos como lips sync, mocap (motion capture), utilizando a webcam para dar movimento à personagem (na versão Pro). Na versão Debut, diversos recursos interessantes não estão disponíveis, por isso adquiri a Pro, após decidir que me esforçaria para aprender a animar 2D.

O Moho é o que tem o mais avançado sistema de rig do mercado, dando controle absoluto sobre a animação.

Quando se muda um componente de uma imagem composta por camadas, é chamado de "sprite". O Moho permite fazer a substituição de sprites que compõe uma personagem, o que proporciona a utilização de uma mesma personagem com gestos que não seriam alcançados apenas com os sprites iniciais. A combinação de "ações inteligentes" também permitem um maior número de expressões, de modo que o trabalho de desenho é bastante reduzido.

Cartoon Animator 5

cta5 (1).jpg

Eu não entendo a razão pela qual o Cartoon Animator 5 não é tão famoso. Assim como Moho, ele utiliza sistema de rig e também pode ser animado quadro a quadro. Mas o destaque para o Cartoon animator 5 é que ele possui mecânicas de animações prontas para aplicar alguns dos 12 princípios da animação. Além disso, ele possui muitos modelos prontos e customizáveis, para quem não sabe desenhar, poder criar suas próprias personagens a partir de modelos.

Nele se encontra também um construtor de cabeça 360 ("head 360"), para criar animação da cabeça de forma que possa ser movimentada como um objeto 3D. A vantagem disso é que só se tem uma fração de trabalho e o resultado é perpétuo, gerando posteriormente uma infinidade de expressões, que em programas quadro a quadro deveriam ser animados com 1 desenho por expressão e movimento.

Como o Cartoon Animator 5 é sem sombra de dúvidas o mais fácil de usar e o mais rápido de animar, fui treinando com ele. Ainda longe do ideal, já consegui evoluir bastante, como pode ser visto com o trabalho de um mês após a primeira animação, no "capítulo 2: O grito".

repBan-1024x579.jpg

Prós e contras

Mesmo sem experiência para dar opinião técnica, algumas opiniões já posso emitir a respeito.

Moho

O Moho tem um suporte excelente e atencioso, além de um fórum bastante ativo e receptivo. A interface dele é muito fluida e prazerosa de se usar, mas possui alguns bugs. Não consigo maximizar a aplicação em meu monitor ultra-wide, senão o programa trava, simplesmente abrindo e fechando um projeto. As caixas de ferramenta não são redimensionáveis.

Cartoon Animator 5

A primeira coisa que não me agrada é o Reallusion Hub, que desabilitei da inicialização do sistema. Ainda assim, quando o programa é iniciado, também é iniciado o Reallusion Hub, que sempre pede permissão para modificar alguma coisa no SSD. Isso acontece porque ele está gravando esse dado em um diretório de sistema, em vez de usar o diretório de aplicações no home do usuário (no Windows).

A interface do Cartoon Animator 5 é horrível. É feia, desajeitada, e parece que está tudo esparramado. Porém, o programa é um espetáculo. É questão de se acostumar.

O fórum da Reallusion também é bom e já obtive suporte por lá, para esclarecer dúvidas relacionadas à criação da head 360. Fui orientado de tal forma que acabei deixando de lado a cabeça 360 depois de conseguir fazê-la, porque simplesmente eu não precisei criá-la após montar o arquivo de expressões da personagem no Photoshop. E aqui entramos em outro ponto.

Tipos de arquivos para animação

Sem sombra de dúvidas, a melhor opção para animação é o vetor. Com vetor, podemos deformar a personagem sem gerar distorção. Ambos os programas trabalham com vetor, mas apenas o Moho tem ferramentas de criação vetor diretamente nele.

Ambos trabalham com arquivos PSD do Photoshop. Só um comentário pessoal; preferiria pagar uma licença custosa do Photoshop do que pagar mensalidade. Ele é excepcional, mas não gosto de SaaS. Por outro lado, é barato para quem ganha qualquer coisa usando Photoshop. Hoje qualquer um pode usá-lo sem pirataria.

Acabei assinando o "aluguel" do Photoshop para poder fazer o que precisava no Cartoon Animator 5. Depois, consegui fazer o mesmo processo usando o Krita. Já no Moho, basta fazer as separações em camadas e importar o arquivo PSD para o programa.

Como ambos tem princípios diferentes, não há um "melhor" ou "pior". Ambos são excelentes, por isso adquiri licença dos dois. Adicionalmente, acabei investindo em outros recursos, para desenhar. E na última semana, comprei 2 cursos de desenho para pegar técnicas de colorização e criação de cenários. Os cursos são espetaculares. Se quiser dar uma olhada, o site é esse.

Quanto é necessário investir para criar animação?

Não é pouco, sem contar o tempo de aprendizado de tudo. Eu acredito que em 1 ano estarei produzindo coisas legais, mas tem que ter objetividade e a sorte abençoada de poder investir.

Não é necessário comprar 2 softwares de animação; eu que quis. Além disso, adquiri também o Corel Draw 2021 (agora já está disponível o 2023, que certamente terei o upgrade) e o Painter 2023. Invés do Corel Draw, podemos utilizar o Inkscape. Vai funcionar perfeitamente bem, além de que ele é gratuito. Invés do Painter, podemos utilizar o Krita, que é um verdadeiro espetáculo e também é gratuito. Além desses, o Gimp é uma opção paupérrima ao Photoshop, mas o Photopea é um substituto perfeito, exceto para interação direta com o Cartoon Animator 5. Por fim, uma tablet de desenho não é fundamental para quem vai usar cenários prontos e fazer personagens em vetor, mas como quero fazer todas as partes da arte, adquiri também uma XP-Pen Artist 15.6 Pro.

Valores

Corel Draw: R$3.200,00

Painter: Gratuito na promoção - upgrade para 2023: R$600,00. Preço só dele: R$1.999,00

Moho Pro: US$400,00 (a versão Debut é 79, se não me engano)

Cartoon Animator 5: US$250,00 (com módulos adicionais para mocap, SD etc)

Tablet XP-Pen Artist 15.6 Pro: ~R$4.000,00 no Brasil; ~R$3.000,00 importado e com impostos.

Cursos de técnicas de desenho e ilustração digital: ~R$600,00

Tempo de estudo: Ao menos 3 horas por dias.

Qual o objetivo?

Inicialmente, a ideia é ter outro hobby, principalmente pelo stress intenso e crescente do meu trabalho atual como SRE. Não que o blog e o canal não sejam mais satisfatórios, mas "de repente", consigo dar uma incrementada, produzir algum material mais escolar e coisas do tipo. Todo o trash que eu for produzindo em animação estará em forma de capítulos da "República da Banania", que será compensada a posteriori com produções de maior qualidade, quando eu estiver apto para tal.

Então fica a nota de esclarecimento e aguardem por novidades!

Inscreva-se no nosso canal Manual do Maker no YouTube.

Também estamos no Instagram.

Nome do Autor

Djames Suhanko

Autor do blog "Do bit Ao Byte / Manual do Maker".

Viciado em embarcados desde 2006.
LinuxUser 158.760, desde 1997.