Manual
do
Maker
.
com
Muitas pessoas ignoram o ESP-01 por 2 motivos; o número limitado de GPIO e o wiring para gravá-lo. Bem, para ambos os casos existem soluções simples e baratas, com o foco principal nesse artigo no adaptador para ESP-01.
Se você têem acompanhado os artigos no site, deve ter visto o artigo "Dominando o PCF8574 com Arduino". Nesse artigo explico de forma bastante detalhada a manipulação dos bits do expansor de IO I²C. Também mostrei um exemplo de sua utilização para economizar pinos de GPIO no artigo do teclado capacitivo. Especificamente para ESP8266, mostrei sua utilização com o firmware MicroPython. Ou seja, material para você iniciar o uso desse expansor de IO não falta. Com apenas 1 PCF8574, você contará com 8 pinos digitais para entrada e saída.
Sem problemas também. Basta colocar mais um (ou um) dispositivo I²C exclusivamente para isso. Conheça o conversor AD ADS-1115. Ou se preferir, o ADS1015.
Acho que se você é resistente a utilizar o ESP-01, agora devo estar enfraquecendo seus argumentos, hum? Mas calma, ainda não falamos do adaptador para resolver o problema de gravação.
Esse adaptador é bastante interessante. Me intriga ele não ter sido feito para gravar o ESP-01, apenas para alimentá-lo. Mas é fácil resolver essa questão, como você poderá ver em detalhes. Para solucionar o problema, basta adquirir 2 adaptadores desse e converter um deles para gravador. Veja como é simples.
Para gravar um firmware no ESP-01, é necessário colocar o GPIO0 em GND e após isso, conectá-lo (por exemplo) a um FTDI, certo? Então, basta fazer uma modificação em um dos 2 adaptadores que você deve adquirir. Se fosse conectado ao FTDI, ficaria desse modo:
Eu gosto de usar FTDI onde precisa, mas realmente é inconveniente fazê-lo por inúmeras vezes quando se está desenvolvendo para o ESP-01. E além do FTDI, você precisará dos jumpers e uma protoboard para fazer o wiring, porque não tem 2 GND no FTDI. Já com os adaptadores, você não precisa de nada. Tudo o que você precisa fazer é uma solda do pino GND ao pino GPIO0:
Eu realmente tenho fortes dúvidas em relação à possiblidade de fazer uma solda mais porca. Por outro lado, se eu fiz a solda feia desse jeito e funcionou, não tem porque você não conseguir fazer funcionar também.
Você encontra esse adaptador para ESP-01 na Auto Core, clicando nesse link. Se não tem o ESP-01 ainda, aproveite para diluir o custo de envio nos produtos e pegue um ESP-01 também.
Inscreva-se no nosso canal Manual do Maker no YouTube.
Também estamos no Instagram.
Autor do blog "Do bit Ao Byte / Manual do Maker".
Viciado em embarcados desde 2006.
LinuxUser 158.760, desde 1997.