Manual

do

Maker

.

com

Eletrônica digital com Arduino - introdução à linguagem C - parte 5

Vamos finalizar a introdução ao C no próximo post. Ele será um pouco mais longo, porque vamos introduzir a entrada de dados do usuário para poder criar alguns algorítmos de exemplo. Existe uma coisa importantíssima na linguagem C, que são os chamados 'ponteiros', e ainda não falaremos deles, mas vamos falar agora do endereço de memória de uma variável.

category

Eletrônica digital com Arduino - Introdução a linguagem C - parte 4

Agora iniciaremos as condicionais. Condicionais são palavras reservadas que usamos na linguagem para que o programa reaja conforme uma condição. Na vida real, é como dizer:

category

7 – Eletrônica digital com Arduino – Introdução à linguagem C, parte 3

Nesse post citarei o básico da biblioteca string e um pouco sobre memória. Quando criamos uma variável do tipo char para guardar um valor de confirmação (por exemplo 'y' ou 'n' para yes/no, respectivamente) não precisamos nos preocupar com o tamanho e local da memória para alocar essa variável. Quando o programa for executado, a variável será alocada em um endereço de memória livre e mesmo que o usuário digite mais de uma letra (por exemplo, um 'yes' invés de apenas 'y'), apenas o primeiro byte (a primeira letra) será armazenada em memória. Um exemplo:

category

6 – Eletrônica digital com Arduino – Introdução à linguagem C, parte 2

Nesse post falaremos basicamente sobre tipos de variáveis. Não vou aprofundar em nada aqui, pois essa introdução é para podermos por a "mão na massa". Quando a introdução à linguagem tiver sido o suficiente, recomendarei sites para um estudo mais detalhado da linguagem e a partir desse ponto você estará se aperfeiçoando para poder fazer coisas mais complexas. Então, falemos sobre os tipos de variáveis.

category

5 - Eletrônica digital com Arduino - Introdução à linguagem C, parte 1

Eletrônica digital com Arduino - que agora está evoluindo para outro nível. Particularmente, penso que a programação é a parte mais divertida de qualquer tarefa, seja robô físico ou robô de rede, ou daemons de qualquer tipo de serviço.

category

Programar com Arduino

No artigo anterior montamos a estrutura física para fazer um led piscar. Agora vamos programar com Arduino a inteligência e depois veremos o resultado final em um video. E para programar com Arduino...

category