Manual

do

Maker

.

com

Sensor seguidor de linha para open/close

Sensor seguidor de linha para open/close

O sensor seguidor de linha (analógico ou digital) é muito utilizado para fazer robôs seguirem linhas brancas ou pretas. Mas essa não é a única função desse sensor infra-vermelho; ele é utilizado também em alguns modelos de mouse para detectar o deslocamento da roda, em banheiros de shopping center para não ser necessário tocar na torneira (na minha opinião, a pior utilização até o momento) e também para detectar porta aberta/fechada. Seu funcionamento é simples e um circuito minúsculo pronto pode ser comprado facilmente pela internet, mas tem um muito legal com 4 canais, o que aumenta bastante a precisão e facilita muito a montagem. Ele está disponível na Autocore, nesse link. Adquiri um analógico e reduzi a precisão com map, coletando assim apenas os valores de variação média para saber o quanto seria suficiente para perceber uma porta aberta.

Nesse circuito pronto basta alimentá-lo com 5v (não esquecendo o aterramento) e ler o valor de saída do pino central. O esquema foi desenhado utilizando um sensor de temperatura LM35 porque infelizmente não tenho esse sensor no Fritzing:

sensor_de_linha-skel.webp

O código para leitura é bastante simples. Para a percepção de aberto/fechado utilizei o seguinte código:

//Code for the QRE1113 Analog board
//Outputs via the serial terminal - Lower numbers mean more reflected
int QA_pin = 0; //connected to analog 0
int flag = 0;
void setup(){
Serial.begin(9600);
}

void loop(){

int QA_value = analogRead(QA_pin);
int X = map(QA_value,0,1024,0,102);
if (X > 60 && flag == 0){
Serial.println("Aberto");
flag = 1;
}
if (flag == 1 && X < 60){
flag = 0;
Serial.println("Fechado");
}
delay(400);

}

E o video:

Seguidor com IR

Então, esse sensor seguidor de linha  é excelente para colocar em janelas e portas para fazer alarmes residenciais e validar fechamento de portas. Também é utilizado em servidores para verificar abertura de chassi, podendo gravar um log caso tenha sido aberto e podendo até perder a garantia do servidor. Se você fizer um hardware com alimentação interna, é uma boa maneira de garantir que um eventual problema não tenha ocorrido por interação do usuário!

Sugiro também a leitura do sensor de presença, caso deseje implementar segurança em conjunto a esse sensor.

Nome do Autor

Djames Suhanko

Autor do blog "Do bit Ao Byte / Manual do Maker".

Viciado em embarcados desde 2006.
LinuxUser 158.760, desde 1997.